Quem sou eu

Gramado, Rio Grande do Sul, Brazil
Suas raízes estão na simpática cidade de TRÊS COROAS- A Cidade Verde (RS). Foi aí que passou sua infância e iniciou sua jornada profissional como artista plástica e professora de Educação Artística em diversas escolas do município e da região. Alterou seu endereço em 1997 passando a residir na cidade de Gramado (RS) - a Cidade das Hortênsias. Em contato com a natureza exuberante desta cidade que brinda seus visitantes com as belíssimas flores de hortênsias, a artista dedicou-se a estudar e registrar a flor símbolo através das telas e pincéis, tornando-se conhecida como Artista das Hortênsias. Em seu currículo estão inseridos diversos cursos no Brasil e no Exterior, exposições individuais e coletivas, participações em Salões de Artes Plásticas, Prêmios Destaque Artístico, Publicações em Calendários Imagens de Gramado, Anuário Brasileiro de Artistas Plásticos, workshops e demonstrações em eventos da área artística.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

21 de Abril e o Museu da Inconfidência Mineira

Amanhã, 21 de abril, mais um feriado a ser comemorado (e bem comemorado  visto ser mais um feriadão).
Esta data nos reporta a três eventos importantes:
-Morte de Tiradentes ( 1792)
-Fundação de Brasília (1960);
-Morte de Tancredo Neves, eleito Presidente do Brasil. (1985)

Mas, o que comemoramos dia 21 de abril?
Tiradentes, mártir da Independência do Brasil e considerado atualmente o PATRONO CÍVICO DO BRASIL.

Tive a grata oportunidade de visitar Minas Gerais e percorrer pelas ladeiras da cidade de Tiradentes e da cidade de Ouro Preto, palcos da vida, cenas e história da Inconfidência Mineira.
Todas as cidades visitadas, incluindo São João Del Rei, Congonhas, e a capital mineira, Belo Horizonte, se respira história e arte.
Foi em Tiradentes que percorremos as ruelas em que viveu Joaquim José da Silva Xavier-Tiradentes e foi aí que exerceu sua profissão de dentista que lhe deu este apelido conhecido.
Mas foi em Ouro Preto que a história da Inconfidência Mineira se fez mais expressiva diante da data que vamos comemorar.
 Ao visitar Ouro Preto, suas inúmeras igrejas maravilhosas incrustadas de arte colonial barroca, é inevitável cruzar com o imponente prédio do atual Museu da Inconfidência, localizado no coração da cidade, no Largo da Inconfidência.
Prédio de estilo neoclássico com características barrocas nas portas e janelas o prédio servia de Casa de Câmara e cadeia, sediando a estrutura administrativa, política e judiciária da então Vila Rica, hoje Ouro Preto. O Museu guarda um vasto repositório de peças que testemunham a evolução social que tornou possível o movimento de 1789. São objetos relacionados com meios de transporte, sistemas de iluminação, processos de construção civil, equipamentos de casa, culto religioso, hábitos de higiene, decoração, mobiliário doméstico, sacro e de uso público, arte religiosa, artesanato, armaria, além de fornecer a clara idéia do que era a cadeia com suas grossas parede de 1 metro de largura com suas grades de ferro encarcerando para sempre quem lá tivesse o infortúnio de cair.
Também a arte do mestre Aleijadinho encontra-se numa sala especial com exposição de obras.
O Museu foi criado em 1936 pelo então Presidente Getúlio Vargas que promoveu o repatriamento dos restos mortais dos inconfidentes que, exilados, morreram em solo africano, mas foi inaugurado oficialmente em 1944.
No Panteon encontram-se os túmulos onde estão depositados os restos mortais dos inconfidentes e também uma lápide sem nome homenageando a Tiradentes, cujo corpo foi esquartejado e distribuído por caminhos dos lugares onde fizera seus discursos revolucionários.
Na sala dos documentos relativos à Inconfidência Mineira encontra-se a forca onde Tiradentes foi executado no dia 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa, Rio de Janeiro, (hoje Praça Tiradentes), para onde havia fugido após a traição e ali capturado permanecendo na masmorra por 3 anos antes de ser morto, decapitado e esquartejado.
Mesmo após a Independência do Brasil, em 1822, Tiradentes não seria reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira. Somente em 1867 é que se ergueu em Ouro Preto um monumento em sua memória, por iniciativa do presidente da província Joaquim Saldanha Marinho. Mais tarde, no período republicano, o dia 21 de abril se tornou feriado nacional, e, pela lei 4.867, de nove de dezembro de 1965, Tiradentes foi proclamado Patrono Cívico da nação brasileira.

Para saber mais sobre a História da Inconfidência Mineira,  Museu da Inconfidência e Tiradentes acesse:

Vale a pena estar bem informado sobre a data que vamos comemorar dia 21 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário