Quem sou eu

Gramado, Rio Grande do Sul, Brazil
Suas raízes estão na simpática cidade de TRÊS COROAS- A Cidade Verde (RS). Foi aí que passou sua infância e iniciou sua jornada profissional como artista plástica e professora de Educação Artística em diversas escolas do município e da região. Alterou seu endereço em 1997 passando a residir na cidade de Gramado (RS) - a Cidade das Hortênsias. Em contato com a natureza exuberante desta cidade que brinda seus visitantes com as belíssimas flores de hortênsias, a artista dedicou-se a estudar e registrar a flor símbolo através das telas e pincéis, tornando-se conhecida como Artista das Hortênsias. Em seu currículo estão inseridos diversos cursos no Brasil e no Exterior, exposições individuais e coletivas, participações em Salões de Artes Plásticas, Prêmios Destaque Artístico, Publicações em Calendários Imagens de Gramado, Anuário Brasileiro de Artistas Plásticos, workshops e demonstrações em eventos da área artística.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

A FÉ COMO RAIZ
















Rita Gil pinta retrato lúdico e religioso de Gramado
Imagens lúdicas da cidade de Gramado aparecem nas minuciosas pinturas de Rita Gil reunidas na exposição A Fé como Raiz do T Cultural Tereza Franco da Câmara Municipal de Porto Alegre. São obras supercoloridas pintadas em acrílico sobre tela de várias dimensões que mostram santos, festas religiosas, casamentos e paisagens repletas de igrejinhas.

Num estilo que lembra o näif, as pinturas contam uma história afetiva de Gramado. Rita lembra que, de pequena cidade de veraneio, o município se transformou em um grande polo turístico nos últimos 50 anos e só não perdeu as "características de grande família" porque valorizou a fé de suas raízes. “Sem fugir do compromisso com o passado ainda tão vivo e recente em minha memória, dou testemunhos e restauro momentos”, diz. “Apoiada na religiosidade, faço uma singela homenagem a minha terra natal.”

Nascida em 1955, Rita Gil vive em Gramado. É arquiteta graduada pela Unisinos e artista plástica com formação pelo Atelier Livre de Porto Alegre e cursos com Danúbio Gonçalves, Mara Caruso, Vera Wildner, Astrid Lindenmayer, Patrício Farias, Fernando Baril, Brito Velho e Mário Palermo. Expôs em diversos espaços desde 1984. Em 2011, montou a individual Cabeças Cheias de Histórias, no Centro Municipal de Gramado.

A exposição na Câmara de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255) pode ser visitada até 30 de junho, das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 16 horas, às sextas-feiras, com entrada franca. Informações: (51) 3220-4392, e-mail claudiah@camarapoa.rs.gov.br ou com a artista: ritamgil@yahoo.com.br
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
http://www.camarapoa.rs.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário